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Curso
Criando Simulações em Sala de Aula
Além da técnica, "Criando Simulações" estimula a mudança de postura
do professor diante do ato de educar, desenvolve sua capacidade criativa e
incentiva-o à inovação
 

OBJETIVOS

Capacitar o participante a utilizar o RPG em sala de aula, desde a seleção do conteúdo didático até a avaliação final dos resultados, passando pela criação do “universo” em que se desenvolverá a aventura, pela criação da história e aplicação em sala de aula.

Praticar técnicas de criatividade adequadas à elaboração de histórias compatíveis com o objetivo pedagógico.

Praticar o RPG como mestre, personagem não jogador e personagem jogador.

PROGRAMA

Vivência de aventura pedagógica

Os personagens

Mestre
Personagens jogadores (PCs)
Personagens não jogadores (NPCs)

Sistemas de RPG mais adequados à aplicação pedagógica

Características básicas
Como escolher um sistema em função do seu objetivo pedagógico

Elaboração e aplicação de aventura pedagógica

Preparação da aventura
Selecionando o conteúdo didático
Determinando a aplicação prática do conteúdo didático
Criando o “universo” e a história da aventura
Técnicas de criatividade

Apresentação da aventura para a classe

Como mestrar uma aventura em sala de aula
Elementos facilitadores e solução de problemas durante a aventura

Colocando em prática os conhecimentos adquiridos

Elaboração de aventura pedagógica pelos participantes
Vivência das aventuras criadas

Análise de resultados e esclarecimentos

METODOLOGIA

O programa utiliza o RPG para treinar o RPG. É vivencial, lúdico, informal.

O participante vivenciará duas aventuras (uma criada pelo instrutor e outra por seus colegas) e participará da elaboração de duas aventuras (uma em conjunto com o instrutor e outra com sua equipe de trabalho). O participante dirigirá uma aventura, como mestre e em conjunto com sua equipe de trabalho.

Os participantes terão à disposição exemplares para consulta de todos os sistemas de RPG citados durante o programa.

POPULAÇÃO ALVO

Professores do 1º ao 3º graus. Professores de línguas, de cursos técnicos e profissionalizantes. Coordenadores pedagógicos, psicólogos educacionais.

DURAÇÃO

16 horas

COORDENAÇÃO
Alfeu Marcatto, psicólogo, CRP-13172.
Autor do livro “Saindo do Quadro” que apresenta a metodologia para a aplicação do RPG em sala de aula.

 
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